Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Ladrões aterrorizam casal de idosos

Assaltantes ainda foram perseguidos pela GNR, que conseguiu apreender-lhes o carro
27 de Julho de 2013 às 01:00
Manuel e Maria Batata estavam a dormir quando quatro encapuzados lhes entraram em casa
Manuel e Maria Batata estavam a dormir quando quatro encapuzados lhes entraram em casa FOTO: Rui Miguel Pedrosa

Manuel Alves Batata, de 79 anos, e a mulher, Maria Cardosa, de 73, viveram na madrugada de quarta-feira, o pior pesadelo das suas vidas. O casal, residente na aldeia do Pisão, Montemor-o-Velho, dormia quando, cerca da meia-noite, quatro encapuzados entraram pela janela do quarto. Os idosos foram agredidos, ameaçados de morte e roubados. Ficaram sem 500 euros. A GNR ainda perseguiu os suspeitos, na zona de Cantanhede, mas não conseguiu apanhá-los.

Foi pela janela entreaberta do quarto que os assaltantes entraram, cerca da meia-noite. "Acordei com um deles, encapuzado, em cima da minha cama a dar-me socos na cara e na cabeça", recorda Manuel Batata, admitindo que chegou a temer pela vida. "Eles só me gritavam que queriam o dinheiro, disse-
-lhes onde estavam as carteiras mas pensavam que havia mais. Ameaçaram-me com uma forquilha na barriga e um pé de cabra na cabeça", relata.

Maria Cardosa foi esbofeteada, agarrada por um braço e obrigada a percorrer as divisões todas de casa, de forma a provar que não havia mais dinheiro.

A casa, conta, "foi toda remexida".

"Antes de saírem disseram-me que só não me matavam pois eu era velho", adianta Manuel Batata.

O casal pediu ajuda a um vizinho, que alertou as autoridades.

Os dois idosos não conseguiram voltar a dormir em casa. Têm passado as noites em casa de um dos filhos.

Assim que recebeu o alerta, a GNR partiu no encalço dos assaltantes. Foram avistados na zona de Cantanhede. Na fuga, largaram o carro onde seguiam, que foi apreendido pelas autoridades. Os quatro continuam a monte e são suspeitos de um conjunto de roubos a idosos que têm acontecido na região centro.

MONTEMOR-O-VELHO ROUBO FURTO ASSALTO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)