Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Ladrões de carros atacam em Viseu

Deixar o carro estacionado durante a noite na via pública está a tornar-se perigoso na região de Viseu. Nas últimas semanas foram várias as queixas apresentadas junto das autoridades policiais de proprietários que ficaram sem os seus automóveis.
31 de Dezembro de 2005 às 00:00
Só anteontem desapareceram três, duas em Viseu e a outra nos arredores da vila de Castro Daire. O NIC da GNR de Viseu desenvolve investigações no sentido de localizar as viaturas e identificar os autores do crime.
De acordo com dados obtidos junto das forças policiais, o furto de viaturas tem sido um crime em crescendo na região da Beira Interior, em especial na região de Viseu.
Segundo o que o Correio da Manhã apurou junto de fonte policial, as autoridades suspeitam da existência de um grupo organizado, que não é daquela região do País, que se dedica a furtar carros com duas finalidades: utilizá-los para a realização de roubos e assaltos – para viajar neles ou para rebentar com as montras de estabelecimentos comerciais – ou então os alterar e, posteriormente, comercializar a preços apetecíveis.
“Há indivíduos que furtam viaturas numa determinada zona do País para depois as utilizar na realização de assaltos ou outras actividades ilícitas”, confidenciou ao nosso jornal uma fonte policial, salientando que os suspeitos “serão oriundos de outra zona do País” e que apenas se deslocam à região de Viseu “para perpetrar os furtos”.
Segundo o que se apurou, os gatunos introduzem-se nas viaturas através de chaves falsas ou do rebentamento da fechadura da parte do condutor. Depois fazem uma ligação directa e fogem a toda a velocidade sem chamar à atenção de ninguém.
O grupo, que actua especialmente em zonas onde há muitos carros estacionados e durante a noite, não tem preferência por nenhuma marca em especial, mas os carros ultimamente furtados tem duas características em comum: são do tipo utilitário e a gasolina.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)