Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Ladrões espanhóis ‘limpam’ ourivesaria

Três homens encapuzados levaram ouro e prata. Assalto durou 30 segundos e acabou a tiro.
12 de Janeiro de 2011 às 00:30
Ladrões encapuzados e armados ameaçaram funcionária. Carlos Belo, proprietário, ainda não apurou prejuízos
Ladrões encapuzados e armados ameaçaram funcionária. Carlos Belo, proprietário, ainda não apurou prejuízos FOTO: Hugo Rainho

Manuela Belo lavava os últimos mosaicos para fechar a porta da ourivesaria do irmão, em Campo Maior, quando foi brutalmente empurrada por um homem encapuzado e armado com uma caçadeira. Atrás deste entraram mais dois assaltantes com pés de-cabra que utilizaram para partir uma vitrina e a montra. Na rua, sentada ao volante de um carro branco de matrícula espanhola, ficou uma mulher que acabou por disparar um tiro para o ar quando os populares começaram a dirigir-se para a loja em auxílio dos proprietários.

No interior da ourivesaria, Manuela, com a arma apontada à cabeça, assistia ao assalto, ocorrido pelas 19h14 de anteontem. Durou precisamente 30 segundos e ficou registado pelas câmara de video-vigilância. "Apercebi-me de que falavam espanhol num sotaque perfeito. Depois não pensei em mais nada. O susto foi muito grande", referiu ao CM Manuela, que foi obrigada pelos assaltantes a permanecer encolhida junto ao balcão.

Os ladrões acabaram por levar vários artigos, mesmo não contando com a presença do proprietário no interior da loja. Carlos Belo estava no escritório e só se apercebeu do assalto quando ouviu os ladrões a partir os vidros. "Corri logo para o balcão e eles acabaram por fugir levando pulseiras, anéis, fios e outros artigos de ouro e prata de uma vitrina e da montra. Não sei quantificar os prejuízos", frisou o proprietário da ourivesaria.

Maria, uma das vizinhas, deu pelo assalto. "Ouvi gritaria e vi o carro. Desci as escadas mas quando cheguei à porta já tinham fugido", disse a mulher que ouviu o tiro: "Foi disparado para o ar quando um vizinho chegou junto do carro".

A GNR e a Guardia Civil espanhola montaram barreiras na fronteira. À hora de fecho desta edição continuavam a monte.

ASSALTO ROUBO CAMPO MAIOR LADRÕES OURIVESARIA TIROS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)