Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Ladrões furtam 150 contadores

Moradores só descobrem roubos pela manhã, quando se apercebem de que as torneiras não têm água. Furtos ocorrem há uma semana em vários locais
17 de Janeiro de 2014 às 17:09
Os moradores de Aveiro estão preocupados com esta recente vaga de roubos aos contadores de água
Os moradores de Aveiro estão preocupados com esta recente vaga de roubos aos contadores de água FOTO: CMTV

A PSP de Aveiro está a investigar uma vaga de assaltos a contadores de água em várias freguesias do concelho. Em pouco mais de uma semana, já foram furtados mais de 150 contadores de casas nas freguesias de Vera Cruz, Glória, Esgueira e Santa Joana. Os furtos ocorrem durante a noite e só são descobertos de manhã. Os moradores queixam se de falta de vigilância das autoridades policiais. Os assaltantes só furtam os contadores mais antigos, que permitem o corte da água antes da passagem pelo contador.

"Quando abri a torneira do quarto de banho pela manhã, não tinha água. Pensei que era um corte no abastecimento, só mais tarde é que percebi que na mesma rua tinham sido furtados vários contadores", explicou ao Correio da Manhã Alice Branco, moradora em Santa Joana. "Nos últimos tempos, os furtos de metais, incluindo as imagens dos cemitérios, estão a deixar as pessoas apreensivas", acrescenta a mesma moradora.

"Esta é uma situação que começou há alguns dias e nunca mais parou. Além dos contadores, até furtam os gradeamentos das casas, em pleno dia, à vista de todos, mas sem que ninguém desconfie", diz José Costa, vizinho de Alice.

O lugar de Mataduços, na freguesia de Esgueira, é um dos locais onde mais furtos ocorreram. "Os moradores estão em alerta, mas nada resulta. Os contadores continuam a desaparecer", diz o morador João Paiva. Cada contador custa 60 euros e o custo é suportado pela Águas da Região de Aveiro.

vaga assaltos roubos contadores água aveiro
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)