Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Ladrões na cadeia

Montados numa moto e na posse de quase três mil euros roubados, os dois homens aceleraram na avenida Bento Gonçalves, em Setúbal, após terem assaltado uma casa de câmbios, às 14h30 de quinta-feira. Não foram longe. Menos de cinco minutos depois elementos da PSP travaram- -lhes a fuga. Ontem os suspeitos foram a tribunal, tendo ficado em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Setúbal.
18 de Abril de 2009 às 00:30
Devido à Cotacâmbios ter sido assaltada duas vezes no último mês, a zona estava sob vigilância da PSP
Devido à Cotacâmbios ter sido assaltada duas vezes no último mês, a zona estava sob vigilância da PSP FOTO: Carlos Santos/a-gosto

A casa de câmbios não foi o primeiro roubo que fizeram naquele dia. Pelas 14h00 os dois ladrões, de 17 e 24 anos, assaltaram a bomba de gasolina Total na Palhota, Pinhal Novo. Entraram de capacete e um deles apontou uma pistola 6.35 mm ao funcionário.

Pouco depois a GNR comunicou à PSP de Setúbal a ocorrência e que os suspeitos tinham fugido, numa moto, em direcção à cidade. De imediato a polícia montou um dispositivo para os interceptar. Pelas 14h30, os dois homens assaltaram a Cotacâmbios, conforme o CM noticiou. O que eles não sabiam é que junto ao local se encontravam agentes da PSP à civil, que conseguiram interceptá-los e detê-los.

Em ambos os assaltos os ladrões recorreram a grande violência, tendo agredido o funcionário da gasolineira. A arma estava carregada e pronta a disparar.

Na altura da detenção, a polícia apreendeu a moto e os 2745 euros resultantes dos dois assaltos. Após diligências foi ainda apreendido um automóvel, que tinha sido furtado e onde se encontravam outros artigos, nomeadamente uma espingarda de canos sobrepostos, de 12 mm, e dez cartuchos do mesmo calibre, de que os suspeitos se terão apoderado ilicitamente em Junho de 2006, em Palmela. Foram ainda encontrados auto-rádios, chaves de automóveis e capacetes, supostamente furtados.

Devido ao modo de operar, tudo indica que os dois detidos terão sido os autores do assalto à pastelaria GolfiDoce, no bairro da Camarinha, em Setúbal, na terça-feira. O dono disse ao CM que roubaram cerca de 1500 euros.

PORMENORES

PROCURADOS

Os dois perigosos assaltantes agora detidos estavam já referenciados pela PSP, GNR e Polícia Judiciária por outros crimes, na maioria assaltos perpetrados quase sempre com grande violência e sempre com recurso a armas de fogo.

TRIBUNAL

Ao que o CM apurou os dois suspeitos já foram algumas vezes detidos pelas autoridades por outros crimes e presentes a tribunal, mas quase sempre ficaram em liberdade. Apenas o jovem de 17 anos foi sujeito uma vez à medida de coacção de prisão domiciliária.

VIGILÂNCIA

Devido ao aumento da criminalidade violenta, a PSP de Setúbal tem reforçado o policiamento em alguns locais da cidade. Como a Cotacâmbios tinha sido já assaltada duas vezes no último mês, o local encontrava-se sob vigilância policial.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)