Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Lamego aclama novo bispo

Foi uma bonita recepção, que bela gente esta." O desabafo emocionado espelhava o sentimento de D. António Couto quando, ontem à tarde, chegou ao adro da Sé de Lamego, para o início da cerimónia da tomada de posse como novo prelado da diocese. À sua espera estava uma multidão, que não poupou nos aplausos nem nos "vivas" ao novo bispo.
30 de Janeiro de 2012 às 01:00
D. António Couto foi aclamado pelo clero português
D. António Couto foi aclamado pelo clero português FOTO: Nuno André Ferreira

D. António Couto chegou à Sé de Lamego às 16h00, acompanhado por D. Jacinto Botelho, que ontem terminou 12 anos de liderança da diocese de Lamego. Depois de passar por um ‘corredor' de jovens escuteiros, o novo prelado de Lamego recebeu dois ramos de flores de duas crianças e os votos de boas-vindas da parte de Francisco Lopes, presidente da autarquia.

Seguiu-se uma missa participada por quase todos os bispos do País, dezenas de sacerdotes de diversas dioceses e centenas de fiéis - a maioria seguiu a cerimónia no exterior, através de várias televisões.

"Quero muito ver o vosso rosto. Já sabeis que trago notícias de Deus e conto muito com cada um de vós para levar a todos os lugares e a todas as pessoas desta bela diocese este vendaval de graça e de bondade que um dia Jesus desencadeou", disse D. António Couto, na homilia.

No final, o bispo foi cumprimentado pelo clero e populares. O bispo de Lamego mostrou-se "muito feliz" com a forma como foi recebido, e disse ser sua intenção fazer um "exame quase exaustivo" das pessoas da diocese que se encontram doentes ou sozinhas - lembrando-se dos idosos que nos últimos dias foram encontrados mortos e abandonados. "Pretendo saber onde estão as pessoas para podermos a todo momento ter gente preparada para as ir visitar e nunca as perdermos de vista", adiantou D. António, que quer "criar serviços novos" de apoio aos mais desfavorecidas.

D. ANTÓNIO COUTO BISPO LAMEGO IGREJA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)