A Policia Maritima apreendeu, na madrugada deste sábado, uma embarcação de alta velocidade com oito fardos de cocaína, num total de cerca de 500 quilos da droga, encalhada junto a Peniche, na zona de Peniche de Cima. A lancha do narcotráfico vai ser rebocada para o Porto de Peniche. Durante a tarde foram apreendidos mais 36 fardos de cocaína, com um peso total de 1229 quilos, em Óbidos, de acordo com um comunicado da GNR.
Ao que o CM apurou a droga de ambas as apreensões terá sido transportada pela mesma rede. No total, a cocaína vale cerca de 45 milhões de euros no mercado.
O CM sabe que a Autoridade Maritima e a Marinha estavam a prever que os traficantes mudassem de locais de desembarque após terem sofrido, desde o início do ano, perdas de mais de 22 toneladas de haxixe e uma dezena de lanchas, bem como a identificação ou detenção de quatro dezenas de suspeitos.
Assim, já tinha iniciado patrulhas na zona do litoral atlântico sul (Sines, Setúbal, Lisboa e Cascais). Agora, com esta apreensão em Peniche, a vigilância vai também estender-se ao centro, com apoio da Marinha e será solicitada ajuda à Força Aérea.