Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Laranjais alvo de furtos

Comer as laranjas pode ser perigoso para a saúde.
Tiago Griff 8 de Julho de 2016 às 08:29
Laranjal de António Santana já foi alvo de vários furtos desde maio
Laranjal de António Santana já foi alvo de vários furtos desde maio FOTO: DR
Produtores de citrinos na zona de Tavira queixam-se de furtos de várias toneladas de laranjas nos últimos dois meses. A situação representa um perigo para os consumidores pois os citrinos furtados estavam a ser tratados com químicos e, sem controlo, põem em causa a saúde pública.

Desde maio que António Santana, de 38 anos, teve um prejuízo de mais de 6 mil euros depois de a sua produção de citrinos, na zona da Asseca, ter sido alvo de vários e recorrentes furtos que já lhe levaram 12 toneladas de citrinos.

"Partem os cadeados, entram com carros nos terrenos, carregam-nos e fogem. Não têm vergonha", conta ao CM. Os furtos têm sido habituais também nos terrenos próximos, atingindo, pelo menos, ainda mais três produtores.


A situação é mais grave pois muitas das laranjas foram furtadas num período em que estavam a ser tratadas com químicos. "São produtos fitossanitários, homologados pela Direção-Geral de Agricultura, e têm um intervalo de segurança de cerca de 10 dias. Quem compra as laranjas furtadas e as come não faz ideia dos problemas que podem ter para a saúde", alerta António Santana.
Tavira António Santana agricultura assalto laranjais saúde pública químicos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)