Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Larápios atacam carros em aldeia

A noite fora de festa na pacata aldeia de Bensafrim (Lagos) – desfile de marchas e cantares populares e bailarico –, mas o despertar deu-se em sobressalto. Durante a madrugada de ontem, 12 automóveis foram danificados, sendo furtados auto-rádios e outros haveres. Uma coisa nunca vista na terra.

23 de Junho de 2008 às 00:30
Militares da GNR de Lagos procederam ontem de manhã à recolha de indícios que possam levar à descoberta dos autores do crime
Militares da GNR de Lagos procederam ontem de manhã à recolha de indícios que possam levar à descoberta dos autores do crime FOTO: Paulo Marcelino

Rui Dias, jardineiro de profissão e residente na povoação há cerca de seis anos, foi dos mais prejudicados: "Partiram os vidros dos meus dois automóveis. Levaram um auto-rádio e estragaram o outro. Furtaram-me ainda uma caixa de ferramentas e remexeram os documentos. Nunca me passou pela cabeça que pudesse acontecer uma coisa destas na povoação. Muitas vezes nem sequer tranco os carros, dado que é uma zona calma."

Quem ficou também com um avultado prejuízo em mãos foi Luís Guerreiro. "Não me roubaram nada, mas deram-me cabo de uma porta do jipe", refere a vítima.

João Luís Gomes, presidente da Junta de Freguesia de Bensafrim, mostra-se, tal como toda a população, incrédulo com o sucedido. "Nunca se registara uma situação destas na povoação", salienta o autarca.

Militares da GNR de Lagos estiveram durante a manhã de ontem na aldeia a recolher indícios, nomeadamente impressões digitais. O proprietário de um dos automóveis entregou ainda às autoridades um telemóvel que encontrara dentro da sua viatura e que não lhe pertencia. A GNR investiga agora a hipótese daquele aparelho ter sido perdido por um dos larápios.

De uma das viaturas foram furtados documentos, que depois apareceram na povoação de Almádena, a vários quilómetros de distância. As autoridades suspeitam de que os crimes tenham sido cometidos por um grupo de indivíduos. Uma tese reforçada pelo facto de uma testemunha, que regressava da pesca, ter visto um automóvel cheio de pessoas a sair de Bensafrim pelas 05h00.

PORMENORES

MAIS FURTOS

A GNR registou mais quatro furtos em automóveis nas povoações de Burgau (um) e Vila do Bispo (três). É possível que os autores sejam os mesmos.

RESIDÊNCIAS

O crime mais habitual na área da GNR de Lagos é no interior de residências, nomeadamente na Praia da Luz. Mas o número diminuiu com o reforço da vigilância.

POPULAÇÃO

Bensafrim conta com pouco mais de mil habitantes e a freguesia com cerca de 2000.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)