Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Leva 44 mil euros em 14 assaltos

Desde o Verão que andava a furtar residências, associações, empresas e escolas da zona de Coimbra. Ao todo, o suspeito, de 27 anos, ter-se-á apoderado de artigos de valor superior a 44 mil euros. A PSP já andava a investigá-lo e anunciou ontem a sua detenção, após ter reunido provas do alegado envolvimento em pelo menos 14 assaltos.
22 de Dezembro de 2008 às 00:30
PSP apreendeu ao suspeito estas máquinas de café furtadas
PSP apreendeu ao suspeito estas máquinas de café furtadas FOTO: direitos reservados

O furto mais significativo registou-se em Setembro, numa residência da urbanização do Gorgulhão. O suspeito entrou na casa e apoderou-se de artigos em ouro avaliados em 24 800 euros.

No mês anterior, segundo a PSP, o mesmo homem tinha furtado peças em ouro e uma viatura, em duas residências de Eiras. Os lesados contabilizaram 16 mil euros de prejuízos.

Em Julho, o alvo foram as instalações da Associação Comercial e Industrial de Coimbra (ACIC), de onde subtraiu equipamentos electrónicos no valor de 4000 euros.

Já no fim do Verão, as autoridades registaram furtos na Escola Profissional Arca, nos armazéns da Nestlé e em várias residências, cuja autoria é atribuída também ao homem agora detido.

O homem reside no Bairro do Ingote, em Coimbra, e foi preso sexta--feira, por elementos da Esquadra de Investigação Criminal da PSP.

Interrogado por um juiz deinstrução criminal, ficou a aguardar julgamento em regime de prisão preventiva.

PORMENORES

CÚMPLICE

Na sequência das investigações, a PSP identificou um cúmplice, no Bairro da Rosa, que estava numa viatura furtada pelo detido.

APREENSÃO

Após fiscalização à viatura recuperada, foram detectados vários artigos furtados num armazém, nomeadamente máquinas de café expresso.

INVESTIGAÇÃO

A detenção do suspeito foi o culminar de uma investigação de vários inquéritos criminais, efectuada durante meses pela Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Coimbra.

POLICIAMENTO

Em Novembro, um grupo de comerciantes da Baixa – preocupado com o número de assaltos – exigiu o reforço do policiamento na cidade.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)