page view

Limpeza de resíduos no Seixal custa 8,7 milhões

Trabalhos de remoção já foram iniciados e deverão estar concluídos dentro de seis meses.

11 de novembro de 2018 às 06:00

A remoção de mais de 51 mil toneladas de resíduos no parque empresarial do Seixal já está em curso e significa um investimento de 8,7 milhões de euros.

A operação, anunciada este sábado pela empresa pública Baía do Tejo, decorre no âmbito de candidatura aprovada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

"Os resíduos serão removidos, carregados e encaminhados para o Centro Integrado de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos Perigosos", explicou a empresa, em comunicado.

A intervenção, consignada a 21 de agosto deste ano, tem como objetivo a remoção de 21 250 toneladas de lamas da aciaria e de 30 250 toneladas de ‘pós de goela’. De acordo com a entidade responsável pelo parque empresarial, a limpeza estará concluída em seis meses.

A empresa Baía do Tejo gere os parques empresariais de Estarreja, Seixal e Barreiro, onde já foram retiradas mais de 33 mil toneladas de resíduos. Uma operação que representou um investimento de 5,8 milhões de euros.

Segundo a firma, serão ainda lançados, este ano, "novos concursos para estudos no Barreiro e Seixal, áreas consideradas prioritárias pela Agência Portuguesa do Ambiente". O processo de remoção de resíduos está a ser levado a cabo pela Baía do Tejo desde 2011. O objetivo é a requalificação ambiental dos territórios.

Carlos Martins, secretário de Estado do Ambiente e da Transição Energética, visita esta segunda-feira os dois parques empresariais, onde decorre a limpeza de resíduos e a empreitada de ligação da rede de saneamento à ETAR.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8