Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Lince chegou a Silves

A grade da jaula subiu quando eram exactamente 17h00 e Azahar, assustada mas cheia de energia, saltou de imediato para o cercado número 9, o que lhe tinha sido destinado no Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro do Lince Ibérico (CNRLI) , na Herdade das Santinhas, concelho de Silves.
27 de Outubro de 2009 às 00:30
A lince Azahar viajou cerca de 350 quilómetros desde Jerez de La Frontera até Silves, sempre sob vigilância atenta dos responsáveis do Centro de Reprodução
A lince Azahar viajou cerca de 350 quilómetros desde Jerez de La Frontera até Silves, sempre sob vigilância atenta dos responsáveis do Centro de Reprodução FOTO: Nuno Veiga/Lusa

A lince fêmea, de cinco anos de idade e pesando 8,5 quilos, tinha acabado de fazer uma viagem de 350 quilómetros, do Zoo Botânico de Jerez de La Frontera, e é a primeira de 16 exemplares daquela espécie em vias de extinção que vão chegar ao Algarve, de forma faseada, até 1 de Dezembro. Os próximos quatro exemplares, três fêmeas e um macho, chegam já na próxima sexta-feira.

Todos os linces são provenientes de Espanha, país que desenvolve desde 2003, com sucesso, um programa de reprodução em cativeiro daquele felino, no âmbito de um acordo entre o Governo português e a Junta Autónoma da Andaluzia.

Para o presidente do Instituto de Conservação da Natureza (ICN), Tito Rosa, foi "uma jornada entusiasmante". E, para que o lince-ibérico possa ser reintroduzido no meio natural (quer seja na serra de Monchique, na da Malcata ou no Vale do Guadiana, todos locais possíveis), estão em curso projectos de repovoamento de coelhos-bravos, que representam 95% da alimentação daquele felino, bem como de vegetação.

Entretanto, vão avançar "acções de sensibilização junto das populações que irão conviver com os linces, nomeadamente de proprietários rurais e caçadores", revelou o mesmo responsável.

Xavier Madrid, director-geral de Gestão do Meio Natural da Junta da Andaluzia, que também acompanhou Azahar, destacou "a importância do trabalho conjunto" nesta matéria: "Os linces são seres do planeta", sublinhou.

CENTRO TEM CINCO TRATADORES E TÉCNICOS ESPECIALIZADOS

O Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro do Lince-Ibérico conta com cinco tratadores, dois veterinários e uma bióloga e ainda um administrativo, cuja missão é garantir o sucesso do programa que visa a conservação daquela que é a espécie de felinos mais ameaçada do Mundo (há cerca de 75 em cativeiro e calcula-se que 250 no meio natural, mas em Espanha).

Os 16 linces – criados já em cativeiro ou recolhidos da natureza, juvenis feridos – ficarão em cercas, separados e depois emparelhados, com vista à procriação, que talvez ocorra no próximo ano. Com uma área de 156 hectares, o Centro foi criado no âmbito das medidas de compensação pela construção da barragem de Odelouca . É financiado pela Águas do Algarve.

"UM DIA FELIZ PARA PORTUGAL"

"Uma vitória e um dia muito feliz para Portugal e para a biodiversidade". Foi assim que o presidente do Instituto de Conservação da Natureza classificou a chegada do primeiro lince ao Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro.

Para Tito Rosa, "é um projecto não só técnico-científico mas de mobilização das populações", factor essencial para que "dentro de dois ou três anos o lince possa ser reintroduzido no meio natural".

MAIS DADOS

FLOR DE LARANJEIRA

Azahar é nome de flor de laranjeira, o que condiz com o Algarve. A primeira lince a chegar à região não nasceu em cativeiro, foi recolhida na natureza.

ESPANHA

As cinco fêmeas e os 10 machos que vão chegar ao Algarve vêm todos de Espanha: Jerez de La Frontera, La Olivilla e El Acebuche, este no Parque Nacional de Doñana.

CUIDADOS

Azahar viajou numa viatura especial e foi controlada de 10 em 10 minutos. "Estava tranquila, apesar de estar numa jaula de 85 cm", referiu Rodrigo Serra, director do Centro.

ADAPTAÇÃO

A fêmea, que nunca reproduziu, mostrou, apesar dos stress inicial, adaptar-se ao espaço e foi--lhe já oferecida comida.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)