Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Lisboa, Santarém e Setúbal em alerta amarelo

Os distritos de Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal continuam em alerta amarelo, o menos grave de três, até às 12h00 desta sexta-feira, devido a precipitação intensa, vento forte e agitação marítima, segundo a Protecção Civil.
7 de Janeiro de 2011 às 10:18
Lisboa, Santarém e Setúbal em alerta amarelo
Lisboa, Santarém e Setúbal em alerta amarelo FOTO: Carlos Ferreira

O alerta para aqueles distritos foi decretado pela Autoridade Nacional  de Proteção Civil (ANPC) na quinta-feira, devido à entrada em Portugal Continental  de "uma linha de forte instabilidade com células convectivas", que provocou  "precipitação intensa associada a ventos fortes" e originou cortes de estradas  na região oeste.

Hoje de manhã, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS)  de Lisboa, o tempo estava a melhorar na região oeste, que engloba as zonas  de Alenquer, Azambuja, Torres Vedras, Lourinhã e Sobral, prevendo aquele  organismo que todas as situações estejam resolvidas nas próximas horas. Para já, e de acordo com a mesma fonte, estão cortadas algumas estradas  municipais em Alenquer, Lourinhã e Azenha a Velha devido à ocorrência de  lençóis de água.

O Instituto de Meteorologia (IM), por outro lado, colocou hoje sob aviso laranja - o segundo mais grave de uma escala de três avisos -- a zona costeira nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria devido à previsão de ondas de sudoeste com 3,5 a 4,5 metros, aumentando  para 5 a 5,5 metros.

O resto da costa ocidental e a costa sul estão sob aviso amarelo também devido a agitação marítima.

O IM tem ainda em aviso amarelo vários distritos do norte e centro devido ao vento, que poderá soprar com rajadas até 90 quilómetros por hora nas  terras altas. As ilhas dos grupos central e oriental dos Açores também estão sob aviso  amarelo, mas devido à chuva.

Para hoje, o IM prevê temperaturas de 14 graus Celsius no Porto, 16º em Ponta Delgada, 18º em Lisboa e em Faro e 19º no Funchal.  

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)