Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Lisboa só recolhe lixo a partir de sexta-feira

Lisboa está sem recolha de lixo e limpeza das ruas até quinta-feira devido à greve de trabalhadores municipais, que contestam o objectivo de privatizar estes serviços em algumas zonas da capital.
9 de Dezembro de 2008 às 00:30
Carros de recolha de lixo estacionados nos serviços camarários de Lisboa, em consequência da greve
Carros de recolha de lixo estacionados nos serviços camarários de Lisboa, em consequência da greve FOTO: José Sena Goulão / Lusa

Como aos domingos não se realiza recolha de lixo, na prática Lisboa irá estar cinco dias sem limpeza, pelo que só na madrugada de sexta-feira serão limpos os contentores. Prevista está apenas a manutenção das recolhas nos hospitais e nos mercados.

A Câmara de Lisboa alertou para os possíveis efeitos da paralisação e recomenda aos munícipes que "acondicionem devidamente os resíduos domésticos e evitem colocá-los à remoção".

António Costa, presidente da autarquia, "prepara-se para concessionar a privados parte das obrigações que detém no que concerne à limpeza e lavagem da cidade", nomeadamente na Baixa--Chiado e em Santa Maria dos Olivais, dizem os sindicatos dos trabalhadores do Município de Lisboa e da Administração Local, que convocaram a greve.

António Costa rejeita esta acusação e considera que os funcionários municipais "estão a ver fantasmas onde eles não existem".

"Não nos conformamos com a falta de limpeza e por isso temos de encontrar soluções alternativas para melhorar a limpeza", acrescentou. A Parque Expo, que efectua a recolha de lixo no Parque das Nações, irá alargar os seus serviços a toda a freguesia dos Olivais.

Previsto está também o recurso a serviços externos na zona da Baixa-Chiado.

APONTAMENTOS

FORTE DESÃO

Durante o dia de ontem mais de 90 por cento dos trabalhado município de Lisboa esteve em greve, revelou o sindicato destes trabalhadores.

2500 PESSOAS

A paralisação abrange entre 2000 a 2500 trabalhadores.

MAIS PESSOAL

Os trabalhadores reclamam a contratação de 200 cantoneiros e a reparação ou aquisição de equipamento.

MÍNIMOS

Ontem só saíram quatro dos 65 veículos que recolhem o lixo em Lisboa.

 

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)