Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Longa espera por voos incertos

Deitado no chão do Aeroporto de Faro, Sean Sairs espera em vão por um voo que o leve de regresso a Inglaterra. Foi-lhe dito, e aos amigos, que deviam fazer o check-in, ontem, às 08h00, mas ao final da manhã já tinham poucas esperanças de partirem para Birmingham, no Reino Unido.
12 de Maio de 2010 às 00:30
Centenas de passageiros ficaram em terra no Aeroporto de Faro, que esteve ontem encerrado todo o dia
Centenas de passageiros ficaram em terra no Aeroporto de Faro, que esteve ontem encerrado todo o dia FOTO: Luís Costa

A história de Sean e dos amigos é só mais uma das muitas que se repetiram no aeroporto algarvio. Com o tráfego aéreo encerrado desde as 21h00 de segunda--feira devido à nuvem de cinzas do vulcão islandês, Faro foi, segundo a NAV - Navegação Aérea Nacional, o aeroporto onde mais voos foram cancelados ontem. Foram anulados 95 voos até às 17h00.

Em alguns casos, os passageiros sem avião – na maioria estrangeiros – optaram por apanhar autocarros ou comboios para outros aeroportos. Tanto para Lisboa como para o Sul de Espanha ou mesmo outros países europeus. Isto depois de, ao longo do dia, a hora para a reabertura do espaço aéreo no Algarve ter sido repetidamente adiada.

À semelhança de Faro, também o aeroporto da Madeira devia ver a situação normalizada durante a noite. Ontem, no arquipélago, foram cancelados 59 voos. Situação mais complicada era vivida nos Açores onde, à hora de fecho desta edição, ainda não havia uma previsão para a reabertura do espaço aéreo. Durante o dia de ontem, e até às 17h00, foram canceladas, nas várias ilhas, 32 partidas e chegadas.

Já em relação aos dois principais aeroportos nacionais, ao fim da tarde a NAV garantia que, pelo menos até às 00h00 de hoje, "a gestão de tráfego deveria permanecer inalterada". Apesar disso, ao longo do dia de ontem, foram cancelados 95 voos – 76 na Portela e 19 no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Registaram-se, ainda, atrasos nas chegadas e partidas.

Nos aeroportos nacionais, a ANA - Aeroportos de Portugal, e a ANAM (gere o aeroporto da Madeira) contabilizavam, até às 17h00, 281 voos cancelados.

DEPOIMENTOS

"JÁ NÃO SEI PARA QUANDO SERÁ O MEU VOO":  Stacey Michaelides, Turista inglesa

Tinha o voo inicial, de regresso, a Inglaterra, marcado para domingo passado, agora já não sei quando será. Hoje [ontem] tinha novo voo, para as 10h30, mas foi adiado".

"TENHO LIGAÇÃO PARA ISRAEL EM INGLATERRA": Abraham Schwartz, Turista israelita

Ia para Blackpool e depois de carro para Manchester, onde tinha o voo de ligação para Israel. Como é só amanhã [hoje], ainda tenho esperança de o conseguir apanhar".

"COMPREI DOIS BILHETES, PARA HOJE E AMANHÃ": Fran Wilkins, Turista inglesa

Depois de ver o voo para Inglaterra adiado, no domingo, comprei bilhetes para hoje [ontem] e amanhã [hoje]. Se não conseguir ir, vou apanhar um autocarro para Lisboa".

EUROCONTROL NÃO DÁ INFORMAÇÃO SOBRE PORTUGAL

A Organização Europeia de Navegação Aérea (Eurocontrol) omitiu, ontem, pelo segundo dia consecutivo, o encerramento de aeroportos em Portugal. Na nota de imprensa ontem divulgada, a organização refere o encerramento de aeroportos nas Canárias, sudoeste de Espanha e em Marrocos, mas ‘esqueceu’ o fecho do espaço aéreo em Faro, Madeira e Açores. O mesmo já tinha acontecido na segunda-feira.

PORMENORES

BALCÃO DA CP

A CP decidiu ontem reactivar o balcão de informações no Aeroporto de Faro, à semelhança do que já tinha feito na anterior crise que obrigou ao encerramento de aeroportos.

MARROCOS

Cinco aeroportos de Marrocos, incluindo Rabat e Casablanca, foram ontem encerrados. Foi o primeiro país do Magrebe afectado pelas cinzas do vulcão islandês.

ESPANHA

Já em Espanha, foram sete os aeroportos encerrados ontem pelas autoridades. Três no sul do país e quatro no arquipélago das Canárias.

EUROPA

Ontem, ao fim do dia, era equacionado o encerramento de diversos aeroportos um pouco por todo o espaço aéreo europeu.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)