Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Lordelo recria venda do peixe

De pescadores e varinas vai viver a rusga de S. João, da freguesia de Lordelo do Ouro, para assim recriar todo o ciclo do pescado, desde que é capturado até que chega às mesas.

23 de Junho de 2008 às 00:30
Os ensaios têm reunido uma mescla de gente jovem e pessoas com vários anos de rusgas
Os ensaios têm reunido uma mescla de gente jovem e pessoas com vários anos de rusgas FOTO: d.r.

"Vamos encenar a venda às varinas pelos pescadores. Em seguida, iremos representar essas mulheres no mercado e, por fim, o momento em que todos os convivas daquele meio se juntavam em festa", contou ao CM Lino Pereira, um engenheiro informático que é também o coordenador dos ensaios da rusga.

Está a ser preparado um barco alegórico, que será a jóia do desfile de Lordelo do Ouro. Já com alguns anos de rusgas, Lino recorda com satisfação o ano em que conseguiram juntar mais dez pessoas do público à rusga.

"Eram vendedoras do Bolhão que pela sua forma de ser se integraram plenamente no nosso espírito", disse o organizador.

Uma rusga promove sempre alguma rivalidade entre freguesias vizinhas. "Não vou esconder que de facto há uma rivalidade saudável com as freguesias de Massarelos e Foz. Gostamos sempre de fazer boa figura", confessou Lino.

Essa situação, este ano, vai ser atenuada, até porque ao contrário do que é habitual não vão desfilar no meio dos dois oponentes. Preparar a logística para que tudo corra pelo melhor é complicado. "Andamos a trabalhar há dois meses. É muita coisa; há as pessoas para organizar, transportes e comida", salientou. n

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)