Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

LOTARIA DO NATAL TEM PRÉMIO DE DEZ MILHÕES DE EUROS

A Lotaria do Natal é colocada à venda no próximo mês de Setembro e terá um prémio igual ao de 2002: dez milhões de euros, repartidos por duas séries. Na primeira, o prémio será de seis milhões de euros, cabendo à segunda série quatro milhões.
23 de Agosto de 2003 às 00:00
Lotaria do Natal será vendida em duas séries de 20 fracções
Lotaria do Natal será vendida em duas séries de 20 fracções FOTO: Pedro Catarino
A informação foi avançada ontem ao Correio da Manhã pelo presidente do Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia.
“O preço de cada fracção será de 15 euros, tal como no ano passado”, explicou Fernando Paes Afonso.
A responsável pelo departamento de jogos da Santa Casa justifica a não alteração dos valores (fracção e prémio) com o facto de se tratar de “um jogo com um preço elevado”.
PREÇOS
A lógica seguida para a Taluda do Natal aplica-se à restante lotaria. Ou seja, ao contrário do que está previsto para o Totoloto, Loto 2 e Joker, que sofrerão, ainda este ano, um aumento significativo, assim como os prémios – tal como noticiou o Correio da Manhã na sua edição de ontem – nada está previsto em relação ao jogo mais antigo da Santa Casa.
Recorde-se que cada fracção da lotaria ordinária custa actualmente 5 euros. Cada bilhete tem um prémio de 500 mil euros.
“É um jogo onde a probabilidade de ganhar é bastante ampla”, sublinhou Fernando Paes Afonso, lembrando que o preço é apenas uma das variáveis para tornar o jogo mais apetecível.
“A variável fiscal é uma delas”, defende o presidente do Departamento de Jogos da SCML, sublinhando, contudo, que a última palavra sobre a alteração de preços cabe ao Governo.
“Devemos ter em atenção que estamos a falar de jogos que requerem uma regulamentação rigorosa. Qualquer alteração tem que ser pensada ao pormenor”, alerta.
AMADORA
Recorde-se que o primeiro prémio da Lotaria de Natal de 2002, coube ao número 47492, 2.ª série. O bilhete premiado foi vendido em fracções pelo Café Avenida, na Amadora.
O segundo prémio coube ao número 56230 e o terceiro ao 25478. Ambas as cautelas foram vendidas em Lisboa.
NOVOS PREÇOS DO TOTOLOTO E VALOR DOS PRÉMIOS
PROPOSTA
O Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia propôs ao Governo o aumento das apostas do Totoloto que não são actualizadas desde 1998, e do Joker, cujo valor se mantém inalterável desde 1994. Os novos preços serão aplicados ainda este ano.
AUMENTO
O valor da aposta do Totoloto e Loto 2 passarão a custar 0,35 euros, quanto o Joker sobe para 0,75 euros. Esta actualização reverte totalmente para o plano de prémios, resultando no aumento substancial do valor dos 1.º e 5.º prémios.
TOTALISTA
O valor do 1º prémio de um concurso normal passará de cerca de 650.000 euros para um valor próximo do milhão de euros. Em situação de jackpot simples, um totalista passará a receber cerca de dois milhões de euros, um acréscimo de cerca de 40%.
Ver comentários