Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Luvas para pagar inspeções falsas

Nove funcionários de centro de inspeção detidos pela PJ.
Tânia Laranjo 21 de Maio de 2015 às 10:12
Centro de Inspeção automóvel Zuir, no Porto, manteve-se fechado durante todo o dia de ontem
Centro de Inspeção automóvel Zuir, no Porto, manteve-se fechado durante todo o dia de ontem FOTO: D.R.
A Diretoria Norte da Polícia Judiciária prendeu nove inspetores do centro de inspeção automóvel Zuir, na rua Direita, em Pereiró, no Porto. Há suspeitas de corrupção – os mais de 20 carros que ontem passaram na inspeção naquele centro não reuniam condições para obter a aprovação na vistoria. Técnicos do IMTT acompanharam a operação e anularam as vistorias. Os automobilistas também poderão vir a ser acusados de corrupção passiva.

Para já, a investigação ainda não apurou o montante da fraude, nem tão pouco os valores exatos que eram pagos aos inspetores, sendo no entanto certo que carros reprovados noutros centros eram depois enviados para aquele, para ‘passarem’. O esquema já funcionava há muito tempo.

O CM tentou sem êxito falar com algum responsável do centro de inspeção. Ninguém quis prestar declarações.

Durante todo o dia de ontem, foram muitos os clientes que se depararam com o centro fechado. "Vinha aqui fazer a inspeção, e agora?", perguntavam. Os funcionários não sabiam quando as portas seriam reabertas.

Este processo surgiu na sequência de uma denúncia de um automobilista que foi convidado a pagar um ‘extra’ para que a inspeção fosse validada. Não aceitou o pedido de suborno.
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)