Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Madeira revela erros graves nas ribeiras

Um dia após o temporal, que deixou dez pessoas desalojadas na ilha da Madeira, a oposição apontou duras críticas à reconstrução efectuada após as derrocadas e inundações de 20 de Fevereiro que provocaram a morte a 42 pessoas. Ontem, no regresso à normalidade, a ilha viveu um dia de sol limpo. As escolas reabriram, as estradas foram desimpedidas e iniciaram-se as limpezas das lojas alagadas.
23 de Outubro de 2010 às 00:30
Ontem, a população saiu à rua para limpar as ruas do entulho transportado pelas fortes chuvas
Ontem, a população saiu à rua para limpar as ruas do entulho transportado pelas fortes chuvas FOTO: Homem de Gouveia/Lusa

A CDU-Madeira defende que as intervenções mal feitas após o temporal de Fevereiro, quer pelo Governo Regional quer pelas câmaras, são uma das causas para os danos provocados na quinta-feira. Um dos exemplos referidos pelo coordenador regional da CDU-M, Edgar Silva, "foi a Ribeira Grande, em Santo António, onde o leito da ribeira foi estreitado acima do campo do Andorinha, para a ocupação de 30 metros da linha da ribeira".

Também o vereador do PND na Câmara do Funchal, Gil Canha, criticou a "falta de determinação das entidades públicas para corrigir os erros" nas obras de reconstrução em curso no concelho, considerando que estão apenas a "colocar pensos rápidos". Gil Canha deslocou-se ao sítio da Corujeira de Dentro, na freguesia do Monte, onde alertou para o facto de "algumas linhas de água estarem a ser corrigidas a montante, sendo alargadas e reforçadas em termos de muralhas". Como "não houve planeamento", disse, "acabam por afunilar quando encontram alguma propriedade privada".

Já o Governo madeirense disse, em comunicado, que foram mobilizados prontamente todos os meios para lidar com a chuva intensa, tendo ficado demonstrado "a eficácia dos trabalhos realizados, de recuperação dos estragos de 20 de Fevereiro".

O executivo repudiou também as acusações de que o processo de reconstrução da Serra d’Água, de onde são os desalojados de Fevereiro, decorre fora dos prazos previstos.

Temporal Mau tempo Madeira
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)