Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Mãe de três crianças desespera por emprego em Carrazeda de Ansiães

Salário do marido, pago com atraso, e 110 euros do abono dos menores deixam a família em dificuldades.
Patrícia Moura Pinto 19 de Novembro de 2018 às 08:48
A carregar o vídeo ...
Mãe de três crianças desespera por emprego em Carrazeda de Ansiães
Estrela Carlos é mãe de três filhos - um de 9 anos e dois gémeos de 5 - e está à procura de emprego.

A família, de Carrazeda de Ansiães, sobrevive com os 600 euros do salário do marido e 110 euros de abono dos menores. "Muitas vezes só consigo pôr comida no prato porque muita gente me ajuda, mas há dias complicados, principalmente porque o meu marido deveria receber o ordenado até ao dia 8 de cada mês e nunca chega nesse prazo", desabafou.

O marido de Estrela é ajudante de trolha numa empresa de construção civil. A mulher vai aproveitando o trabalho agrícola nos campos - que não é constante.

Num concelho com cinco mil habitantes, as ofertas de trabalho são escassas. Mas este não é o único problema que tem de enfrentar. "Há tempos, fui a uma entrevista de emprego, em Carrazeda de Ansiães, e quando eu referi que tinha três filhos, quem me estava a entrevistar disse logo para esquecer a oferta.

Na minha opinião, deveria ser precisamente ao contrário, ou seja, por ter três filhos, deveriam pensar que eu preciso de os sustentar", explicou Estrela Carlos ao CM.

Os filhos, Rúben, Tiago e Lucas entram, todos os dias, no autocarro que os leva para mais um dia de escola, o que poderia ser um cenário normal, não fosse o lanche que levam ser oferecido por vizinhos e amigos da família. Sabem das dificuldades do casal e vão ajudando-o com a entrega de bens alimentares.

Estrela Carlos indica que é a solidariedade que tem apoiado esta família de Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança, que, com os rendimentos que aufere, por vezes nem a renda de casa em que habita consegue pagar.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)