page view

"Mãe retirou o filho da água e pediu ajuda"

Vizinha relatou momentos de pânico para salvar criança.

02 de junho de 2015 às 13:29

Cuidados a ter com as crianças junto à água

O caso ocorreu no sábado e foi um dos primeiros registados em 2015 pela Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), que lamenta a "lacuna na lei" em relação à segurança em piscinas privadas. "Só há regras para os parques aquáticos. Nem as piscinas dos hotéis têm normas obrigatórias por lei em relação à segurança na água", lamentou ao CM Sandra Nascimento, presidente da APSI, que refere que foi criado um grupo de trabalho para legislar sobre o problema, mas "ainda sem resultados".

No caso do afogamento em Lagos, o menino de 3 anos estava em casa com a mãe. Moravam numa vivenda na zona da Albardeira, há pouco mais de um mês. "Quando são ambientes novos o perigo aumenta, porque não houve tempo para as famílias fazerem uma avaliação dos riscos", explica a dirigente da APSI.

Segundo referiu a vizinha ao CM, "o cão, que estava na casa, terá começado a ladrar quando o menino caiu". Nesse momento, a mãe apercebeu-se e retirou a criança da água. "Ela estava em pânico a pedir ajuda e uma vizinha ouviu e chamou o socorro", recorda. A GNR de Lagos esteve no local e registou o acidente.

Com o verão à porta, a presidente da APSI alerta para a necessidade de vigilância mais próxima, utilização de auxiliares de flutuação e o uso de vedações nas piscinas.

Pormenores

198 é o número de afogamentos de crianças em piscinas registado em Portugal, entre 2002 e 2012.

O vídeo didático ‘Um segundo pode durar para sempre: prevenção dos afogamentos’ está a ser transmitido nos centros de saúde e em breve será nas Finanças e Segurança Social.

No fim de semana ocorreu ainda uma outra morte de uma criança numa piscina, num empreendimento turístico, em Óbidos.

As normas criadas pela APSI, em articulação com os municípios, aconselham a criação de uma vedação com 1,10 metros, difícil de trepar, e um portão automático que abra para fora. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8