Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Máfia: Seis suspeitos já estão no Tribunal de Leiria

Os seis suspeitos detidos pela Polícia Judiciária (PJ), no âmbito da operação 'Máfia do Oeste, já chegaram ao Tribunal de Leiria.
23 de Outubro de 2010 às 14:36
Máfia: Seis suspeitos já estão no Tribunal de Leiria
Máfia: Seis suspeitos já estão no Tribunal de Leiria FOTO: Tó Zé Santos/EPA

Os suspeitos aguardam que outro arguido de outro processo seja ouvido para que o juiz de instrução possa identificar os seis elementos detidos pela PJ na quinta-feira.

O Ministério Público e o juiz de instrução vão hoje decidir a questão técnica que foi suscitada pela defesa e que "questiona a competência territorial" do tribunal. O advogado João Martins Leitão levantou o incidente na sexta-feira, o que levou à suspensão dos trabalhos até hoje às 13h30.

Dos sete detidos na quinta-feira, um deles foi afastado do processo. Trata-se de uma mulher brasileira, que estará ilegal no país e foi identificada como testemunha. Voltará na segunda feira para conhecer a decisão do tribunal sobre o seu destino.

A detenção do grupo de sete pessoas (dois portugueses, um brasileiro e quatro italianos) teve lugar na quinta feira, no âmbito da operação 'Máfia do Oeste'.

O Departamento de Investigação Criminal de Leiria deteve os sete "presumíveis autores materiais de crimes de burla qualificada, furto e viciação de veículos, recetação, associação criminosa e branqueamento de capitais" e apreendeu "diversos veículos, vários computadores e pens, muita documentação comercial, carimbos, sobre firmas clonadas e uma arma de fogo", como anunciou a PJ.

A Judiciária indicou, também, que um dos detidos italianos tem pendente um mandado de detenção europeu, "por estar ligado à máfia siciliana", e faz parte de um grupo de cerca de trinta pessoas que foram presas na Sicília.

Uma outra fonte disse à agência Lusa que o italiano sobre quem pende o mandado de detenção europeu é Giovanni Lore, suspeito de ser um dos líderes da máfia siciliana.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)