Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Magoito pondera boicote eleitoral

Cerca de meio milhar de pessoas manifestaram-se ontem junto à praia do Magoito, Sintra, para exigir uma intervenção na duna consolidada que permita a reabertura do principal acesso à praia. A população pondera agora um boicote às eleições legislativas do próximo domingo.

30 de Maio de 2011 às 00:30
Portão de ferro impede acesso à praia: população garante que problema se resolvia com pequena obra
Portão de ferro impede acesso à praia: população garante que problema se resolvia com pequena obra FOTO: Diogo Pinto

Em Outubro, a Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Tejo mandou a câmara fechar a rampa devido ao perigo de derrocada, tendo sido colocado um portão de ferro. O único acesso à praia é agora uma escada íngreme. "O acesso foi proibido com razão, porque a duna estava em perigo, mas passados oito meses nada resolveram", disse o presidente da Junta de Freguesia de São João das Lampas, Guilherme Ponce de Leão, discursando em cima de uma carrinha: "A Câmara de Sintra propôs uma pequena intervenção na duna e a colocação de uma rede, mas a ARH recusou."

A população promete agora entupir os e-mails da ARH. "A minha irmã é tetraplégica e assim não pode ir à praia, tal como as pessoas idosas ou com bebés", lamenta Flora Timóteo, frisando que esta é a praia da Europa mais rica em iodo. Outra preocupação é o acesso de ambulâncias. Júlio Rodrigues, concessionário da praia, tem a chave do portão. "E se não estiver aqui no momento?", pergunta-se. O CM tentou, sem sucesso, esclarecimentos por parte do Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território.

SINTRA MAGOITO PRAIA PROTESTOS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)