Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

MAI empenhado no "apuramento total das responsabilidades" com KAMOV

Apenas um dos cinco helicópteros Kamov da frota do Estado está operacional.
24 de Junho de 2015 às 17:22
A ministra da Administração Interna Anabela Rodrigues
A ministra da Administração Interna Anabela Rodrigues FOTO: Tiago Petinga/Lusa

A ministra da Administração Interna garantiu esta quarta-feira que o ministério está empenhado "no apuramento total das responsabilidades" relacionados com os problemas dos helicópteros Kamov e na contratação de meios aéreos adicionais durante a época de fogos.

"O Ministério da Administração Interna (MAI) está empenhado em três objetivos: primeiro o apuramento total das responsabilidades através do inquérito que foi determinado à Inspeção-geral da Administração Interna (IGAI)", disse Anabela Rodrigues, que hoje discute no parlamento o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2014.

A ministra adiantou que o MAI está também empenhado, através da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), "na recuperação das aeronaves que possam integrar o mais rapidamente possível o dispositivo" de combate a incêndios florestais para este ano.

Anabela Rodrigues afirmou ainda que o MAI "está empenhado na eventual contratação de meios adicionais considerados do ponto de vista operacional necessários para substituir os que tiverem em falta".

A ministra respondia ao deputado do PS Filipe Neto Brandão, que pediu esclarecimento sobre os Kamov, tendo em conta "a confusão que neste momento esta criada".

Na semana passada, a ANPC informou que apenas um dos cinco helicópteros Kamov da frota do Estado está operacional e não garante a entrada de outras duas aeronaves no dispositivo de combate a incêndios deste ano.

"Neste momento está apenas em condições de plena operacionalidade um dos cinco Kamov da frota do Estado", referiu a ANPC, adiantando que duas aeronaves vão ser reparadas num "curto espaço de tempo" e as outras duas requerem intervenções mais profundas, "não sendo possível garantir a sua entrada no atual dispositivo".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)