Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Maior veleiro do Mundo no Algarve

O porto de cruzeiros de Portimão acolheu o maior veleiro do Mundo, o ‘Royal Clipper’. A embarcação partiu para as Caraíbas, onde realizará cruzeiros turísticos até ao final da Primavera de 2010.
25 de Outubro de 2009 às 00:30
‘Royal Clipper’ só utiliza os motores para entrar e sair dos portos
‘Royal Clipper’ só utiliza os motores para entrar e sair dos portos FOTO: Luís Forra/ Lusa

O ‘Royal Clipper’, que consta do Livro do Guinness, é um veleiro de cinco mastros com 134 metros de comprimento, tem capacidade para 227 passageiros e 106 tripulantes e é o mais rápido do Mundo: as 42 velas permitem-lhe uma velocidade superior a vinte nós. Construído em 2000, o veleiro de cinco mil toneladas foi inspirado pelo lendário veleiro alemão Preussen, construído em 1902. É o único veleiro de cinco mastros, o maior dos quais com cerca de 60 metros. Para o comandante Sergey Utitsyn, o ‘Royal Clipper’ é essencialmente “escolhido por pessoas amantes da vela para a realização de cruzeiros”. “É realmente um excelente barco que proporciona viagens inesquecíveis para quem gosta de navegar, sobretudo à vela”, afirmou.

O veleiro está equipado com plataforma interior, que dá acesso directo ao mar e permite a realização de desportos náuticos, como esqui aquático, windsurf e mergulho. Com um total de 114 cabines, o maior veleiro do Mundo navega a maior parte do tempo com velas abertas.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)