Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Maioria da população sofre dos pés

Uma maioria significativa de portugueses, 86 por cento, sofrem de doenças dos pés, mas apenas 12 por cento é que já foi a uma consulta de podologia, a valência especializada nas enfermidades dos pés.
19 de Julho de 2007 às 15:36
Só 12 por cento dos portugueses é que já foi a uma consulta de podologia
Só 12 por cento dos portugueses é que já foi a uma consulta de podologia FOTO: d.r.
Entre as doenças mais comuns, estão as onicomicoses, o pé-de-atleta e as hiperquatoses, revela o primeiro estudo sobre a saúde dos pés, realizado no nosso País pela Associação Portuguesa de Podologia, em parceria com o Lamisil 1.
“Os portugueses apenas recorrem a um especialista quando sentem dores muito fortes nos pés, caso contrário continuam a sofrer silenciosamente. Isto acontece porque existe pouca sensibilização para este tema e porque os portugueses desconhecem que é possível tratar da doença dos pés”, assinalou Azevedo Portela, presidente da Associação Portuguesa de Podologia.
O estudo revela ainda que 73 por cento das mulheres preocupam-se com a saúde dos pés e que apenas 27 por cento dos homens é que já recorreu a um especialista.
Por outro lado, só 39 por cento da população é que reconhece que o uso de chinelos, o secar bem os pés e o uso de meias de algodão pode prevenir doenças como o pé de atleta, que afecta mais de 2 milhões de portugueses.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)