Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

MAIS 185 VAGAS EM MEDICINA

As vagas para os cursos de Medicina vão aumentar no próximo ano lectivo. No total, vão ser criados mais 185 novos lugares. Recorde-se que a ministra da Ciência e do Ensino Superior tinha anunciado, em Novembro, a criação de 300 novas vagas.
8 de Abril de 2004 às 00:00
Em Lisboa e no ciclo básico da Madeira abrem 35 vagas, em Coimbra e no ciclo básico dos Açores 20, a que se somam mais 50 na Universidade Nova de Lisboa, 40 nas duas faculdades do Porto, 11 no Minho e 29 na Beira Interior.
Este crescimento vem na sequência das recomendações da ministra da Ciência e do Ensino Superior, que preconizava um aumento de 20% na área da saúde.
Este crescimento em Medicina não tem correspondente nos restantes cursos, pois, na generalidade, mantém-se o mesmo número de vagas para o próximo ano lectivo: 46 408.
Ao mesmo tempo que recomenda a promoção do crescimento de vagas em algumas áreas, Maria da Graça Carvalho coloca os “pontos nos is” relativamente aos cursos sem procura.
Nesse sentido, não será financiada a admissão de novos alunos nos cursos que, tendo aberto vagas em 2001, 2002 e 2003 tiveram um número de alunos inscritos no 1.º ano pelo primeira vez inferior a dez em 2003/04 e inferior a 30 no conjunto dos três anos.
Também não será financiada a admissão de novos alunos nos cursos cujo número de vagas seja inferior a 30. As excepções, a apreciar caso a caso, aplicam-se, entre outros, a cursos na área das artes, ciências e tecnologias ou cursos ministrados em regime nocturno.
Quanto aos novos cursos, só se autoriza a entrada em funcionamento dos que apresentem um projecto educativo, científico e cultural próprio, existência de instalações, recursos materiais apropriados e um corpo docente próprio.
Ver comentários