Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Mais 200 táxis com ligação à Polícia

Mais duzentos táxis lisboetas vão integrar o programa 'Táxi Seguro', passando a dispor de uma ligação permanente à Polícia, que poderá assim acompanhar o trajecto do carro após accionado um alarme pelo condutor.
12 de Fevereiro de 2008 às 21:34
O anúncio foi feito esta terça-feira pelo ministro da Administração Interna, Rui Pereira, que explicou que o projecto visa um “policiamento de proximidade e de segurança comunitária que veio para ficar”.
Actualmente, o sistema de segurança está instalado em 700 táxis na Área Metropolitana de Lisboa e 400 na Área Metropolitana do Porto.
O equipamento usa tecnologias de localização GSM e GPS, permitindo às autoridades acompanhar a localização e o percurso de qualquer táxi cujo condutor accione o alarme, além do som que se passa dentro do veículo. Através deste sistema, a Polícia pode acompanhar à distância uma situação de risco, avaliar o seu perigo e decidir a melhor maneira de actuar.
A instalação do equipamento custa 139 euros (mais IVA). O Ministério da Administração Interna comparticipa 33% do valor e a Câmara de Lisboa 27%, através de um protocolo entre as duas entidades e a fundação Vodafone. Os restantes 40% um investimento do taxista.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)