Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Mais 26 milhões de euros para o SIRESP até ao final do ano

Medida foi aprovada em Conselho de Ministros.
Sérgio A. Vitorino 24 de Junho de 2022 às 08:45
SIRESP vai ter um investimento de 150 milhões de euros em cinco anos
SIRESP vai ter um investimento de 150 milhões de euros em cinco anos FOTO: João Dinis
O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, a entrega, a título de indemnização compensatória, de mais 26 milhões de euros à SIRESP, que gere a rede de segurança e emergência. Será para manter a empresa e cumprir obrigações com fornecedores até final do ano.

A verba, anunciada pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, segunda-feira na apresentação do concurso público internacional para o SIRESP, só será entregue quando entrar em vigor o Orçamento do Estado para 2022. De acordo com fontes do MAI, “o montante em apreço diz respeito ao regular funcionamento da SIRESP em 2022 e visa compensar a empresa pelos encargos diretos e indiretos decorrentes do cumprimento das suas obrigações”. Ou seja, os 26 milhões de euros - que serão entregues faseadamente consoante as necessidades - vão cobrir “o cumprimento das obrigações de interesse público” e a “promoção dos bens, serviços e equipamentos e para o correto funcionamento do sistema”, explicam as mesmas fontes.

O SIRESP vai ter um investimento de 150 milhões de euros nos próximos cinco anos, 75 milhões dos quais correspondem ao valor do concurso público internacional, anunciou esta semana o ministro da Administração Interna. José Luís Carneiro destacou “a vontade de transferir a totalidade da gestão da rede SIRESP para as mãos do Estado”.
Ver comentários
}