Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Mais 500 milhões lançados à água

Quase um ano depois de o ‘Tridente’ ter sido lançado à água, o segundo dos dois submarinos encomendados pelo Estado português (por um valor que ascende a 973 milhões de euros, juros incluídos, a um consórcio alemão) foi ontem baptizado e lançado ao mar nos estaleiros de Kiel, Alemanha.

19 de Junho de 2009 às 00:30
Maria de Jesus Barroso, madrinha do submarino, esteve ontem nos estaleiros de Kiel com o almirante Melo Gomes
Maria de Jesus Barroso, madrinha do submarino, esteve ontem nos estaleiros de Kiel com o almirante Melo Gomes

Coube a Maria de Jesus Barroso, mulher do antigo presidente da República Mário Soares, a honra de baptizar a nova arma da Marinha Portuguesa, o N.R.P. ‘Arpão’.

Encomendados em 2004, no tempo em que era ministro da Defesa Paulo Portas, a compra dos submarinos gerou uma acesa polémica política e jurídica: o consórcio francês vencido no concurso de adjudicação tentou mesmo anular o negócio por via judicial, mas sem sucesso.

Os dois submarinos vêm render o velhinho ‘Barracuda’, já com 41 anos de serviço e o único no activo na Marinha, mas as duas novas embarcações só vão entrar ao serviço em 2010 (‘Tridente’) e 2011 (‘Arpão’). A Marinha tem em treino as duas tripulações, constituídas por 33 marinheiros cada, que vão ser apoiados por vinte técnicos da Base do Alfeite.

A chegada destes dois submarinos significa um importante salto tecnológico para a Marinha portuguesa, que passa a contar com armas dotadas de tecnologia de ponta e de grande poder ofensivo contra ameaças no mar.

N.R.P. "ARPÃO"

Comprimento: 67,9 m

Altura: 13 m

Profundidade máxima > 300 m

Velocidade máx. em imersão > 20 nós

Autonomia máxima: 45 dias

Deslocamento à superfície: 1842 ton

Deslocamento em imersão: 2020 ton

Tripulação: 33 militares (7 oficiais, 10 sargentos e 16 praças)

Passageiros: 11

Preço*:  500 000 000 €

*Preço aproximado com juros

ARMAMENTO

Mísseis (Defesa aérea e Luta de superfície)

Torpedos (Luta de superfície e Luta de subsuperfície)

Ver comentários