Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Mais crimes em Portugal

A criminalidade violenta em Portugal, de acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna a que o CM teve ontem acesso, subiu em 2004 relativamente ao ano anterior.
11 de Março de 2005 às 00:52
Mais crimes em Portugal
Mais crimes em Portugal FOTO: Arquivo CM
Apesar desta subida, o relatório revela que em 2004 houve um ligeiro decréscimo (1 por cento) do total da criminalidade.
O crime mais praticado em Portugal, ao longo do ano passado, foi o furto de veículos.
Entre os crimes violentos (mais 700 em 2004 do que em 2003) estão ataques a tesourarias de Finanças e a estações dos CTT (mais 40 por cento), assaltos a transportes públicos (mais 30 por cento), assaltos a postos de abastecimento de combustíveis (mais 20 por cento).
Diminuíram, em 2004, os assaltos a bancos (menos 40 por cento), os homicídios (menos 30 por cento), os crimes praticados por bandos juvenis (menos 6 por cento), e os raptos, sequestros e tomada de reféns (menos 8 por cento).
O relatório foi ontem debatido pelo gabinete Coordenador de Segurança, em reunião presidida pelo ainda ministro da Administração Interna, Daniel Sanches.
O documento será agora analisado pelo Conselho Superior de Segurança Interna e, depois, aprovado pelo Conselho de Ministros e enviado para a Assembleia da República, onde terá que dar entrada, por lei, até ao próximo dia 31 de Março.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)