Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

MAIS CRÍTICAS CONTRA CÂMARA

O presidente da Junta de Freguesia de Almacave, em Lamego, acusou ontem o presidente da câmara de estar a "mentir" quando diz que não tinha conhecimento das viagens turísticas do helicóptero dos bombeiros.
28 de Setembro de 2003 às 00:00
MAIS CRÍTICAS CONTRA CÂMARA
MAIS CRÍTICAS CONTRA CÂMARA FOTO: Luís Oliveira
António Manuel Lourenço, que ao CM afirmou participar nas viagens, "há três anos consecutivos", porque gosta de ver a sua freguesia "do ar", diz que o presidente "sabia de tudo" e agora "não o quer assumir". "Deve demitir-se", concluiu.
O presidente da Câmara de Lamego, José Almeida Santos, que também foi convidado para viajar no helicóptero da polémica, mas para "verificar a área destruída pelos incêndios florestais", nega a acusação: "Nunca tive conhecimento de nada", reafirmou ontem.
Entretanto, os vereadores da oposição da câmara lamecense pediram também a demissão de José Almeida Santos, porque consideram que o autarca "terá de retirar consequências políticas" do caso.
Sexta-feira, o vereador responsável pela Protecção Civil da autarquia, Manuel Cardoso, que também viajou no helicóptero, pediu a demissão do cargo, que foi de imediato aceite.
Na sequência desta polémica, o ministro da Administração Interna demitiu Bento Duarte, coordenador do SNBPC de Viseu e afastou o comandante dos Bombeiros de Lamego. No quartel daquela corporação, o ambiente é tenso e ainda se procede ao rescaldo do 'terramoto' provocado por este caso.
"Vai levar algum tempo para que dentro do quartel se volte a ter um ambiente de alegria", referiu um bombeiro.
EXPLICAÇÕES
LIGA
Sobre a polémica do helicóptero de Lamego, a Liga dos Bombeiros Portugueses referiu ontem em comunicado que “a missão inspectiva atribuída ao SNBPC não foi exercida”, tendo a falha revelado “a necessidade de se retomar a reforma do sistema de protecção e socorro”.
COMANDANTE
O comandante dos Bombeiros de Lamego, João Nuno Carvalho, voltou ontem a proclamar--se “inocente” e vítima de uma “cabala”. Adiantou que está de “consciência tranquila” porque não cometeu “nenhum ilícito” e que só “esporadicamente” se deslocava à pista onde estava o helicóptero.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)