Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Mais de um milhão de cigarros apreendidos

Cinquenta e seis mil maços de tabaco, que correspondem a mais de um milhão de cigarros foram ontem de madrugada apreendidos no decorrer de uma operação Stop realizada pelo subdestacamento Brigada Fiscal (BF) da GNR de Chaves dentro de uma carrinha abandonada na estrada nacional (EN) 206, em Vila Pouca de Aguiar.
14 de Setembro de 2007 às 00:00
A Brigada Fiscal apreendeu 56 mil maços de tabaco junto à fronteira de Chaves
A Brigada Fiscal apreendeu 56 mil maços de tabaco junto à fronteira de Chaves FOTO: António Rilo
Segundo a Guarda, o valor da mercadoria que se destinaria ao contrabando é de 180 mil euros, dos quais 140 correspondem a impostos que seriam subtraídos ao Estado português. A GNR suspeita que o material contrafeito teria como destino França, porque rótulos dos maços estavam escritos em língua francesa.
“Estávamos numa recta e apercebemo-nos de que uma carrinha Mercedes Sprinter virou à esquerda. Pouco depois, eram 20h00, vimos que a viatura tinha sido abandonada. Ficámos a vigiá-la durante cinco horas, para ver se detectávamos algum suspeito, que não apareceu ”, disse ao CM o subcomandante chefe Rodrigues, do subdestacamento BF da GNR de Chaves.
Depois de todas as precauções tomadas, os 12 elementos da GNR envolvidos na operação Stop avançaram para a carrinha. Aí os militares depararam-se com a inusitada quantidade de tabaco.
A GNR desconfia que os contrabandistas teriam como destino França e se dirigiam para Espanha, mas, quando se depararem com uma operação Stop na A24, foram obrigados a mudar a rota e a entrar na EN206, onde encontraram nova barreira policial, tendo aí decidido abandonar a carrinha. “Agora é mais fácil para quem quer contrabandear passar a fronteira com a auto-estrada que nos liga a Espanha”, lamenta o subcomandante chefe Rodrigues.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)