Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Mais mil polícias a partir de Outubro

A PSP está a formar 1000 novos agentes que deverão ser distribuídos por todo o país a partir de Outubro, anunciou esta terça-feira o ministro da Administração Interna.
18 de Janeiro de 2011 às 14:29
Polícias vão integrar esquadras "mais necessitadas", segundo Rui Pereira
Polícias vão integrar esquadras 'mais necessitadas', segundo Rui Pereira FOTO: lusa

Rui Pereira, que presidiu à abertura oficial do ano letivo do curso dos novos agentes na Escola Prática de Polícia (EPP), em Torres Novas, referiu que estes mil novos agentes vão ser integrados em áreas geográficas "mais necessitadas", de acordo com o estudo efectuado pela Direcção Nacional da PSP.

Segundo o ministro, este estudo teve em conta questões como o número de crimes, população, área protegida e factores de insegurança, entre outros índices. "Se olharmos para os últimos 30 ou 40 anos, vemos que a sociedade portuguesa se tornou mais urbana, com novos hábitos de consumo, aberta ao exterior, com movimentos migratórios, e tudo isso cria desafios ao nível do combate à criminalidade", acrescentou Rui Pereira.

O governante evidenciou que a PSP tem "novas responsabilidades" ao nível das áreas de prevenção e investigação criminal, protecção civil, prevenção rodoviária e cooperação internacional.

Na opinião de Rui Pereira, "em todas essas áreas a PSP tem responsabilidades e tem exercido com elevado profissionalismo", acrescentando que estes mil novos agentes que estão a ser formados na EPP "são jovens com elevadas capacidades e com uma formação que envolve o 12.º ano".

"Estou certo que a formação que lhes irá ser ministrada lhes vai ensinar os valores da disciplina, lealdade, hierarquia, serviço público e amor à pátria", frisou ainda o ministro.

Polícias Esquadras Ministro Escola
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)