Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Mais Polícia no Algarve

O reforço de segurança no Algarve será assegurado no Verão por 258 homens da GNR. Em alturas de grandes eventos, como a concentração ‘motard’ de Faro, a PSP será reforçada com efectivos de Lisboa. No total, a região vai contar com cerca de 2800 elementos da GNR, PSP e Marinha.
14 de Junho de 2006 às 00:00
Ministro da Administração Interna, António Costa, ontem, e equipa do Corpo de Intervenção da PSP
Ministro da Administração Interna, António Costa, ontem, e equipa do Corpo de Intervenção da PSP FOTO: José Carlos Campos
O plano de segurança para a época estival foi ontem apresentado em Portimão, na presença do ministro da Administração Interna, António Costa. Na zona ribeirinha da cidade e nas águas do rio Arade estiveram expostos parte dos meios ao dispor das forças de segurança algarvias.
O ministro referiu que o grande objectivo “é manter o Algarve como um destino turístico seguro”, realçando que, no ano passado, a criminalidade na região caiu 11,2%, ou seja, uma diminuição que é o dobro do valor obtido a nível nacional. “Foi a primeira grande redução significativa desde 1998”.
António Costa disse que, mesmo no período alto do turismo, em que a população mais do que duplica, não tem havido “aumento significativo da criminalidade em relação aos restantes meses do ano”. E esta é a prova que o modelo de segurança que tem sido adoptado funciona.
O reforço do efectivo da GNR será garantido sobretudo através do deslocamento de militares do Comando da Unidade e dos Grupos de Évora e Portalegre, estando previsto que 232 elementos fiquem afectos aos postos territoriais e 26 à Brigada de Trânsito. A GNR contará com cerca de 1800 efectivos na região.
Este força de segurança terá ainda 69 militares integrados no Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro, que visa o combate aos fogos florestais, estando colocados três helicópteros no Algarve – em Cachopo (Tavira), Loulé e Monchique.
Por seu turno, a PSP passa a ter, entre Faro e Portimão, ciclo-patrulhas nas zonas turísticas, binómios homem-cão e equipas de intervenção rápida, que poderão actuar em qualquer ponto. A PSP terá mais de 700 elementos no Algarve.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)