Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Mais três meses na prisão

Duarte Lima, advogado e ex-líder parlamentar do PSD que está acusado do homicídio de Rosalina Ribeiro no Brasil, não está a colaborar com a investigação ao caso dos terrenos para a construção do IPO, em Oeiras. Por isso, e por persistir o risco de fuga, vai ficar em prisão preventiva por mais três meses, confirmou o CM.

18 de Fevereiro de 2012 às 01:00
Duarte Lima vai continuar em prisão preventiva
Duarte Lima vai continuar em prisão preventiva FOTO: Sérgio Lemos

Na revisão dos elementos que ditaram a detenção, a 18 de Novembro, o juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, Carlos Alexandre, decidiu ontem manter as medidas de coacção que já tinha imposto ao ex-advogado, acompanhando a iniciativa promovida pelo procurador do Ministério Público (MP), Rosário Teixeira.

O CM sabe que Duarte Lima se tem mostrado intransigente na colaboração com a investigação do caso – que está ligado a um financiamento do BPN que resultou numa dívida de 44 milhões de euros –, pelo que os investigadores acreditam que se o ex-líder parlamentar do PSD ficasse em prisão domiciliária com pulseira electrónica manter-se-ia o risco de perturbação do inquérito e destruição de provas, ainda que o risco de fuga fosse anulado. A falta de colaboração de Lima com a investigação do processo e com outras matérias que serão do seu conhecimento poderá mesmo prolongar a detenção até ao limite da preventiva.

As autoridades registaram nos últimos dias que Duarte Lima está a optar por uma linha de defesa mediática, tendo mesmo já pedido autorização ao juiz Carlos Alexandre para dar uma entrevista a uma televisão.

Recentemente, também o Tribunal da Relação de Lisboa rejeitou o recurso entregue por Lima sobre a medida de coacção inicialmente aplicada.

Tanto Duarte Lima como o filho, Pedro Lima, são suspeitos dos crimes de branqueamento de capitais, burla e fraude fiscal na compra de terrenos em Oeiras.

duarte lima prisão bpn rosalina ribeiro homicídio juiz carlos alexandre
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)