Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Marcelo diz que "é o momento de travar a escalada" que pode "destruir o desporto português"

Presidente da República diz que "clima criado ao longo dos tempos" não pode "nem deve continuar".
16 de Maio de 2018 às 11:37
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa falou, esta quarta-feira, aos jornalistas sobre a crise que se vive no Sporting e, comentando o mais recente episódio de violência em Alcochete, o Presidente da República disse mesmo que "este é o momento de travar a escalada". 

"Temos de ter noção de que é fundamental para o próprio futebol e para o desporto, que se perceba que o clima criado ao longo dos tempos, e que foi debatido no Parlamento, não pode nem deve continuar sob pena de uma escalada que vai destruir o desporto português", disse, lamentando o desprestígio que tal cenário possa ter "lá fora e cá dentro" e que poderá "empobrecer a sociedade portuguesa". 


"Não podemos fazer de conta. Nós portugueses somos muito bons a fazer de conta, fazer de conta que o que é anormal é normal", desabafa. "Não pode haver dois Portugais", assegura, falando de "um que viva à margem do estado democrático". "Há uma constituição, há leis, há um clima de serenidade que é preciso criar". 

"Tive o sentimento de alguém que se sente vexado pela imagem projetada por Portugal no Mundo. Vexado porque Portugal é uma potência, nomeadamente no futebol profissional, e vexado pela gravidade do que aconteceu", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa em Leiria.

Presidente da República não confirma se vai ao Jamor
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recusou hoje confirmar se vai estar presente na final da Taça de Portugal, domingo, no estádio Nacional no Jamor, no jogo que opõe o Sporting ao Desportivo das Aves.

Questionado pela Lusa, em Leiria, sobre se vai ao Jamor, Marcelo respondeu: "para já não quero dizer mais nada".

A final da Taça de Portugal em futebol, que todos os anos se realiza no estádio do Jamor, em Oeiras (distrito de Lisboa) conta habitualmente com a presença do chefe de Estado.


Sporting Marcelo Rebelo de Sousa Presidente da República Alcochete Parlamento Portugais política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)