Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Mário Mendes admite pico de crime no Verão

O secretário-geral do Sistema de Segurança Interna (SSI), juiz Mário Mendes, admitiu ontem a ocorrência de um pico de crime violento no próximo Verão, à semelhança do que ocorreu em período homólogo de 2008.
7 de Maio de 2009 às 00:56
Mário Mendes admite pico de crime no Verão
Mário Mendes admite pico de crime no Verão

Para evitar que isso aconteça, o magistrado (que ontem foi orador num seminário do Observatório de Segurança, Crime Organizado e Terrorismo) revelou que as polícias apostam numa troca de informações estratégicas e no reforço das Equipas de Reacção Táctica (ERT).

Apesar de as primeiras estatísticas de 2009 apontarem para uma redução "dos indicadores do crime violento", permanece por explicar "o aumento de ocorrências com armas de fogo no Verão de 2008". A resposta, aponta Mário Mendes, "passa pelo reforço da cooperação policial".

Igualmente reforçadas serão as ERT. A PSP, para já, e a GNR, mais tarde, vão alargar o âmbito do trabalho destas equipas que, além dos carjackings, vão também combater todo o tipo de assaltos violentos. As ERT passarão igualmente a contar com a colaboração da Polícia Judiciária e Serviços de Informações e Segurança para "constituição de uma base de dados sobre gangs perigosos".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)