Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Mataram sem remorsos

Os arguidos “não mostraram remorsos nem pareciam ter a noção de que tiraram uma vida humana”, disse ontem, na primeira sessão do julgamento, a inspectora-chefe da equipa da PJ, que deteve os três suspeitos do homicídio da funcionária de uma gasolineira em Benavente, em Abril de 2007.
14 de Março de 2008 às 00:30
Maria do Carmo foi a primeira testemunha ouvida pelo Tribunal de Benavente e explicou que os arguidos tiveram “uma atitude desprendida” ao confessaram os factos, durante a investigação.
Os arguidos João Oliveira, Luís Coutinho e Cláudio Camacho – que optaram por não prestar declarações na audiência – estão acusados de um crime de homicídio qualificado (morte de Eduarda Ferreira, de 43 anos, funcionária da gasolineira de Benavente) e ainda de quatro crimes de roubo agravado em três postos de abastecimento de combustíveis de Mértola, Ferreira do Alentejo e Benavente e de um assalto a uma propriedade agrícola no Porto Alto.
A inspectora garantiu que os tiros que mataram Eduarda Ferreira foram feitos à queima-roupa, com “o cano da arma apoiado no pescoço da vítima no momento do disparo”. A arma usada, uma caçadeira, nunca foi encontrada.
A juíza-presidente, Graça Saúde, interveio várias vezes para impedir discussões entre a inspectora da PJ e os advogados da Defesa, que interpuseram um requerimento para não discutir os factos respeitantes ao homicídio, o qual foi indeferido.
A inspectora disse ainda que a PJ só procurava o trio pelos dois assaltos no Ribatejo, tendo sido este a confessar os dois primeiros, após ter sido capturado numa operação Stop da GNR.
NOVA SESSÃO HOJE
IDENTIFICADO
Luís Coutinho foi identificado por três testemunhas. Duas delas viram-lhe o rosto no assalto à propriedade no Porto Alto, onde não usou capuz. Outra viu-o a conduzir a viatura usada no homicídio.
TESTEMUNHAS
Ontem foram ouvidas testemunhas dos três primeiros assaltos. Hoje será inquirida a filha da vítima mortal, que serviu de escudo humano num tiroteio com a GNR.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)