Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Mau tempo deixa rasto de destruição

O mau tempo deixou um rasto de destruição na zona de Lavra, em Matosinhos, na noite de quarta-feira. Em poucos minutos, um forte vendaval arrancou vários telhados de casas e árvores e destruiu portas e janelas.
4 de Novembro de 2011 às 01:00
Na zona de Lavra, Matosinhos o vento forte levou telhados e árvores
Na zona de Lavra, Matosinhos o vento forte levou telhados e árvores FOTO: Miguel Pereira da Silva

"Estava em casa com a minha filha, de 14 anos, quando ouvimos um estrondo. Quando conseguimos ir lá fora, após aqueles segundos de terror, vimos um cenário de destruição", contou José Silva, de 53 anos. "O meu telhado foi arrancado na totalidade e o vidro do meu carro ficou partido. Havia imenso entulho no chão, que o vento trouxe dos campos e das casas", relatou.

O Instituto de Meteorologia explicou que Matosinhos foi atingido por um "Downburts", um fenómeno de vento muito forte, descendente e divergente, produzido por nuvens de tempestade. Esta situação atmosférica, que é acompanhada por chuva forte, foi a mesma que atingiu o Algarve há uma semana, destruindo parte da cobertura do aeroporto de Faro.

"O vento partiu as janelas da minha sala e projectou os vidros para dentro da casa. O meu neto esteve na sala meia hora antes, fiquei aterrorizada só de pensar que ele podia ainda lá estar", contou Fátima Brito, proprietária de outra casa destruída.

Também os vidros do restaurante La Playa foram destruídos e a carrinha do estabelecimento arrastada vários metros.

"Os meus empregados esconderam-se na cozinha. Foi um grande susto ", contou o proprietário, Paulo Carvalho.

Também em S. João de Ver, Santa Maria da Feira, duas famílias da rua da Calçada não ganharam para o susto anteontem à noite, quando a força da água derrubou o muro das duas propriedades, numa altura em que tentavam escoar a água que ali se tinha juntado.

MAU TEMPO CASAS TELHADOS DESTRUIÇÃO MATOSINHOS SANTA MARIA DA FEIRA PREJUÍZOS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)