Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Mau tempo: Rajadas de 90 km/hora

O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para esta quarta-feira céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, por vezes forte, passando a regime de aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada a partir da tarde, em especial no litoral norte e centro.
2 de Novembro de 2011 às 09:05
Mau tempo, Alerta, Laranja, Chuva, Vento
Mau tempo, Alerta, Laranja, Chuva, Vento FOTO: Filipa Couto

Prevê igualmente vento moderado a forte de sudoeste com rajadas da ordem dos 90 quilómetros por hora (Km/h), em especial no litoral, e nas terras altas, vento forte a muito forte de sudoeste com rajadas da ordem dos 120 km/h.

Para Faro prevê-se uma temperatura máxima de 22 graus, em Lisboa de 20º e no Porto de 19º.

O norte e centro do país estão hoje com aviso laranja, o quarto de uma escala meteorológica de cinco, prevendo-se fortes ventos e chuvas, esperando-se em toda a costa portuguesa ondas até cinco metros, refere o site de Internet do Instituto de Meteorologia.

O risco meteorológico "moderado a elevado" (laranja) atinge metade do país, a norte dos distritos de Leiria, Santarém e Portalegre, e ainda toda a costa portuguesa, incluindo todo o Algarve e Alentejo, onde se prevêem ondas entre os três e os cinco metros, além de ventos entre os 71 e os 90 quilómetros por hora (km/h), ventos com velocidades superiores a 90 km/h, mas que podem chegar aos 130 km/h.

O alerta laranja foi também accionado pela protecção civil para o arquipélago dos Açores e no grupo ocidental verifica-se mesmo um alerta vermelho, indicando uma situação meteorológica de "risco extremo", com agitação marítima e ondas que podem ultrapassar os cinco metros.

No arquipélago da Madeira e no resto do país, o Instituto de Meteorologia activou o aviso amarelo, prevendo-se rajadas de vento e chuvas fortes.

As condições meteorológicas decorrem da passagem de um sistema frontal bastante activo que deverão ainda causar agitação marítima, refere um comunicado da Protecção Civil divulgado segunda-feira.

Como medidas de prevenção, a Protecção Civil aconselha os cidadãos a desobstruírem os sistemas de escoamento de águas pluviais, a não atravessarem zonas inundadas, a redobrarem os cuidados na condução, a fixarem de forma adequada estruturas soltas ou suspensas e a evitarem actividades ligadas ao mar.

Mau tempo Alerta Laranja Chuva Vento
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)