Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Médico tem 2500 doentes

O clínico apontado como o que mais receitas passa em Portugal trabalha na Extensão de Saúde de Oiã, uma freguesia de Oliveira do Bairro, e tem a seu cargo 2500 doentes, um número bem acima da média da Sub-Região de Saúde de Aveiro, que anda na casa dos 1700.
20 de Janeiro de 2007 às 00:00
Álvaro Santos, além do horário completo no Serviço Nacional de Saúde, exerce também medicina privada numa clínica e presta assistência numa associação de apoio a jovens e idosos.
O número elevado de doentes e o facto de se tratar de uma população envelhecida pode ser uma das explicações para o facto de este médico receitar uma média de 4500 euros/dia em medicamentos (em 95 receitas).
Ontem, o ministro da Saúde desdramatizou o assunto, admitindo que o excesso “pode ter origem num comportamento regular ou dever-se a fraudes com vinhetas”. Segundo Humberto Rocha, responsável da Sub-Região, “só depois de serem apurados dados como o tipo de doentes ou os medicamentos em causa é que se podem fazer juízos de valor”.
O CM procurou falar com Álvaro Santos, mas este fez saber que nada tinha a dizer sobre o assunto, uma vez que ainda não tinha recebido qualquer notificação por parte da Inspecção-Geral de Saúde.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)