Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Médico tinha arsenal militar

Um médico apanhado pela polícia com mais de 40 armas de guerra em casa, no Porto, começa hoje a ser julgado no Tribunal de S. João Novo, acusado de três crimes de detenção de arma proibida.
21 de Abril de 2008 às 00:30
Clínico foi apanhado com 43 armas de guerra antigas em casa
Clínico foi apanhado com 43 armas de guerra antigas em casa FOTO: José Rebelo

O caso resulta de uma certidão extraída de outro processo que envolve três agentes e oito funcionários da PSP que estão a ser julgados em Lisboa por tráfico de armas.

O arsenal, composto por várias armas de guerra não registadas, foi descoberto em Março de 2006 durante uma operação policial na residência do clínico, de 50 anos. O armamento foi encontrado num cofre situado na cave da habitação e estava protegido por uma porta forte que bloqueava o acesso a 43 armas.

Entre o arsenal, que após as perícias a polícia apurou ser dotado de poder letal, encontravam-se várias armas antigas – ainda em perfeitas condições de funcionamento – entre pistolas, revólveres, espingardas e munições de calibre proibido, algumas delas alteradas.

Do total de armas apreendidas, algumas eram verdadeiras relíquias. A mais antiga, um revólver francês da marca Lebel, datava de 1812, época das conquistas napoleónicas e do conflito entre os Estados Unidos e a Inglaterra. Tudo indica que o médico era coleccionador de armas antigas, um hóbi que lhe terá sido transmitido pelo avô.

No leque do armamento destaca--se ainda uma carabina de repetição de calibre 7,62 milímetros, da marca Mosin-Nagant, com baioneta, usada ainda em plena União Soviética, uma carabina de repetição Mauser, alemã, uma espingarda automática G3 HK e uma Luger semiautomática.

PORMENORES

GÁS PIMENTA

Durante a operação policial, os agentes encontraram ainda, entre o arsenal de guerra, uma embalagem proibida de aerossol que continha gás pimenta.

ARMAS VARIADAS

Na vasta colecção de armas, a polícia encontrou uma besta em bom estado, uma carabina Winchester norte-americana, com mira telescópica, um revólver Smith & Wesson calibre 38, entre inúmeros acessórios, componentes e munições de diversos calibres

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)