Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

MEGA BATATA DE 945 GRAMAS

Pesa 945 gramas e é a maior batata que Manuel Neto Luís já viu. O estrume de cavalo é o segredo para os fenómenos que têm surgido no seu terreno, na vila da Chamusca, perto da Praça de Toiros.
1 de Junho de 2004 às 00:00
Depois de três anos sem cultivo, os 1000 metros quadrados foram estrumados e bem regados. O resultado está à vista. “Pesa 945 gramas, mas se fosse apanhada daqui a duas semanas, ainda poderia chegar ao quilo”, afirma Manuel Luís.
A batata-holandesa que segura é apenas um dos grandes exemplares que a terra tem dado. “Quase todas as batatas pesam mais de meio quilo, mas também há romãs que parecem meloas, já apanhámos um cacho de uvas com quase três quilos e as couves portuguesas também são enormes”, exemplifica.
Ainda há poucas semanas foram apanhadas favas “com vagens de 37 centímetros”. O facto do terreno ficar submerso quase todos os anos – devido à subida do nível do Rio Tejo – pode ser mais uma explicação para os fenómenos da Chamusca. Para já, a mega batata tem destino – o tacho. Provavelmente de chapa reforçada.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)