Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Megaoperação da ASAE apreende cinco milhões de euros em produtos contrafeitos

Entidade apreendeu 187 mil artigos ilegais em armazéns de Barcelos e Vila Nova de Famalicão.
Manuel Jorge Bento 23 de Janeiro de 2020 às 08:42
A carregar o vídeo ...
Megaoperação da ASAE apreende cinco milhões de euros em produtos contrafeitos
Foram necessários sete camiões para transportar os 187 mil produtos contrafeitos apreendidos em dois armazéns de Barcelos e Vila Nova de Famalicão, numa megaoperação da ASAE, terça-feira.

O valor dos artigos têxteis, perfumes e sapatilhas, com logótipos de marcas conhecidas, ascende a 4,7 milhões de euros. Foi já instaurado um processo-crime por venda, circulação e ocultação de contrafação. A investigação abrangerá agora branqueamento de capitais e fraude fiscal. Esta foi a maior apreensão da ASAE nos últimos 5 anos.

Na fiscalização, designada por Operação Resiliência, os 30 inspetores vigiaram os armazéns durante uma semana, um em Barcelos e outro em Famalicão. Neles encontraram centenas de caixas com sapatilhas e perfumes que ostentavam marcas internacionais, casacos desportivos com logótipos do FC Porto, Benfica, Sporting e Seleção Nacional, além de marroquinaria.

Os artigos, provenientes da China e que chegariam a Portugal em camiões TIR através de Espanha, eram escoados para revendedores de Vila do Conde, do Porto e da Póvoa de Lanhoso. Estes vendiam-nos a outras pessoas, que os comercializavam nas redes sociais e em lojas.

Na megaoperação foi detido um homem, chinês, que estava ilegal em Portugal. Foi entregue ao SEF e está sujeito a apresentações semanais.

Também na terça-feira, a GNR apreendeu 561 artigos contrafeitos, avaliados em 27 mil euros, em três lojas de Paredes. Foram identificados um homem e três mulheres, entre 38 e 50 anos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)