Meio milhão de bichos sem lar

Mais de dez mil animais são abandonados em Portugal todos os anos. E as estimativas apontam para a existência de mais de meio milhão de bichos sem dono. A actual conjuntura económica acentuou este problema.
03.10.10
  • partilhe
  • 0
  • +
Meio milhão de bichos sem lar
Durante o fim-de-semana, quem quiser adoptar um animal deve visitar o Jardim Vieira Portuense, em Belém Foto Jorge Paula

"As pessoas entregam os animais porque não têm meios para os sustentar", explica ao CM Maria do Céu Sampaio, presidente da Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais (LPDA), durante uma campanha de adopção de animais que está a decorrer em Belém.

A alteração do estilo de vida, as férias, as alergias e o comportamento do animal potenciam o abandono. Para Cristina Nogueira, presidente da SOS Bicharada, do Barreiro, o abandono dos animais é uma "questão de mentalidade".

As associações queixam-se de falta de meios e apoios, sobrevivendo à custa do voluntariado. Ana Marques, do Núcleo de Apoio a Animais Abandonados de Sintra, destaca a "falta de ração e dinheiro para esterilizar e vacinar os animais".

O Dia do Animal é comemorado amanhã. A LPDA transformou o Jardim Vieira Portuense, em Belém, num centro de adopção. "Pensem bem antes de adoptar um animal, este deve ser para toda a vida", alerta Maria do Céu Sampaio. 

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!