Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

MENINA DE DOIS ANOS MORRE SUFOCADA

Uma menina, de dois anos, morreu sufocada dentro de um automóvel, no sítio do Bom Retiro, nos arredores de Portimão. A Sara foi ontem a enterrar e a Polícia Judiciária está a investigar o caso, embora os pais e vizinhos aleguem que não se aperceberam da tragédia.
30 de Julho de 2003 às 00:00
MENINA DE DOIS ANOS MORRE SUFOCADA
MENINA DE DOIS ANOS MORRE SUFOCADA FOTO: d.r.
No domingo, depois do almoço, José Pedro Silva e a esposa, pais da Sara, a família do amigo Mário Jorge Costa e mais algumas pessoas ficaram em amena cavaqueira no local do repasto. Segundo o progenitor, a pequena escapou-se e foi vista dirigindo-se para casa de duas vizinhas, com quem costumava brincar.
"Perguntei pela Sara a um rapaz que trabalha por aqui e ele disse-me que ela tinha ido brincar com as outras crianças, como fazia habitualmente", conta José Pedro Silva.
Mais tarde, "vi as duas crianças vizinhas na rua e perguntei-lhes pela Sara. Disseram-me que não sabiam onde ela estava e comecei a procurá- -la, já receoso que algo de grave tivesse ocorrido."
A Sara "costumava brincar no meu carro, mexia em todos os botões e sabia entrar e sair. Fui lá mas não a encontrei. Estava num outro carro (um Toyota Celica) que eu acabara de comprar. O puxador das portas é diferente e, possivelmente, quis sair mas não conseguiu...", diz José Pedro Silva, ao lado de sua esposa, Celisa Maria, ambos com a dor estampada no rosto.
Quando a viu, o pai pensou "que ela estaria a dormir. Depois de a agarrar e sentir o corpo duro, percebi a tragédia que acabara de ocorrer. Ainda tentámos reanimá-la, sem resultado, e fomos a correr para o hospital, onde os médicos nada conseguiram fazer. Era a minha única filha e o que eu tinha de mais importante na vida, pois os meus pais já morreram!"
O vizinho Mário Jorge Costa, ontem ouvido na Polícia Judiciária (hoje será a vez de Celisa Maria), confirmou as declarações de José Pedro Silva.
A autópsia teve lugar na segunda-feira e o funeral ontem. A PJ vai continuar a averiguar se foi um mero acidente ou se houve algum tipo de negligência.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)