Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Menina salva da morte

Quando percebi que era uma pessoa, corri para a praia, despi-me, avaliei as condições do mar e atirei-me.” A descrição do salvamento é do próprio protagonista.
24 de Maio de 2005 às 00:00
Daniel Jordão, de 24 anos, jovem elemento da Protecção Civil da Figueira da Foz que estava domingo a passear com a namorada quando evitou que uma menina de 14 anos morresse afogada no mar, junto à praia do Relógio.
Daniel encontrava-se no molhe Norte, junto à praia, com a namorada para assistir à partida do navio- -escola ‘Sagres’ – na Figueira da Foz para o Dia da Marinha – quando se apercebeu de algo estranho no mar.
“Só não percebi logo se se tratava de uma pessoa”, explica o jovem, que durante três anos foi nadador--salvador na praia de Quiaios. “Quando tive a certeza, corri para a praia, despi-me até ficar em ‘boxers’, e estava quase a lançar-me à água quando me lembrei do que tinha aprendido no curso de nadador-salvador”, relata o jovem salvador.
“É fundamental observar as condições e perceber qual é o melhor momento para intervir. Isto se houver melhor momento. Há situações não dá mesmo para fazer nada. E, por muito que custe, mais vale perder uma vida do que duas”, afirma.
Sem qualquer equipamento, nem apoio em terra, Daniel Jordão lançou-se às águas revoltas da Figueira, enquanto dava algumas instruções à menina, que se esforçava por permanecer à tona da água.
Quando conseguiu segurar a vítima, que entretanto perdera os sentidos, iniciou o difícil regresso à praia. Nessa etapa já foi ajudado pelo coordenador da Protecção Civil, Lídio Lopes, que se encontrava nas imediações e foi em auxílio.
A menina, natural de Coimbra, foi depois socorrida pelos bombeiros e Instituto de Socorros a Náufragos, assistida pelo INEM e transportada para o Hospital Figueira da Foz, de onde teve alta ontem.
Lídio Lopes sublinhou a “extraordinária coragem do Daniel”, que espera ver reconhecida publicamente.
Daniel Jordão, no entanto, alerta que não deve ser seguido por quem não tenha conhecimentos para efectuar um salvamento deste género, devido ao perigo.
O CM tentou ontem chegar à fala com a menina salva por Daniel. A conversa não foi permitida pela família da menor.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)