Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Meningite em Alenquer

Duas crianças, uma de dois e outra de seis anos, encontram-se internadas no Hospital Reynaldo dos Santos, em Vila Franca de Xira, devido a uma meningite viral, a forma menos grave da doença infecciosa.
23 de Maio de 2007 às 00:24
O delegado de saúde pública de Alenquer, Fialho Gomes, afirmou ao CM que as duas crianças, um menino e uma menina, de dois e seis anos, respectivamente, “encontram-se a evoluir favoravelmente e têm um prognóstico favorável, pois não contraíram a forma mais grave, a meningite meningocócica”.
Segundo aquele responsável de saúde, ainda não foi possível determinar qual o agente viral, que pode ter sido transmitido por via respiratória, por secreções ou por portadores sem sintomas. Certo é que a infecção não tem origem bacteriana.
Fialho Gomes referiu ainda que não existe relação entre as duas crianças, tendo o rapazinho de dois anos adoecido no sábado enquanto a doença foi diagnosticada ontem à menina. O delegado de saúde pública acrescentou que foram tomadas as medidas sanitárias adequadas num caso como aquele, tendo sido feitas acções de higiene e ventilação nas duas instituições frequentadas pelas duas crianças – instituição da Sãozinha e escola básica da Abrigada.
Fialho Gomes afirmou que nestes casos não há necessidade de as pessoas próximas fazerem profilaxia, mas foi verificada a “vacinação das crianças”. A vacinação está indicada aos 15 meses (primeira toma) e aos cinco anos (segunda toma).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)