Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Menos burocracia

O Governo fez ontem o balanço do programa Simplex de 2007, anunciando 180 medidas para 2008, incluindo a possibilidade de os alunos poderem aceder a todos os documentos escolares de que necessitam, “dispensando o recurso aos serviços da secretaria da escola”. Uma medida a pôr em prática “através da criação de um repositório geral por escola”, adaptado ao cartão do aluno. A ideia está prevista para começar a ser utilizada a partir de Setembro, num projecto-piloto, no âmbito da ‘Escola Simplex’, que prevê até ao segundo semestre de 2008 a implementação a 100 por cento do cartão electrónico do aluno.
9 de Fevereiro de 2008 às 00:30
Na Saúde, os doentes crónicos, como os hipertensos ou diabéticos, podem solicitar pela internet renovação das receitas ainda este ano. O projecto só abrangerá 30 por cento das Unidades de Saúde Familiar em Outubro. A adesão a 100 por cento das Unidades de Saúde Familiar só está prevista por altura do Natal.
No quadro de previsões incluiu-se a marcação de consultas nos centros de Saúde. “Trinta por cento da população residente e utentes dos cuidados de Saúde primários poderá efectuar a marcação electrónica das consultas no seu médico”, lê-se no programa. Ou seja, por e-mail, telemóvel e SMS.
Estas medidas foram elencadas ontem no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. O primeiro-ministro, José Sócrates, garantiu que “ninguém se atreverá” a parar esta reforma em próximas legislaturas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)